segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A escolha da agência

Eu nunca quis ir para Londres por intermédio de uma agência. Além de ser mais caro (apesar de menos trabalhoso), sempre odiei programas do tipo excursão, com guias e zero liberdade. Tinha decidido esperar até fazer 18 anos para poder viajar desacompanhada e com mais autonomia, mas também sempre quis fazer um intercâmbio. É o jeito mais fácil de conhecer pessoas e culturas diferentes, coisas que eu não conseguiria fazendo uma viagem de turismo, sem estudo. Portanto, uma vez decidido que eu estudaria (o que se provou uma ótima decisão, after all), precisava decidir a agência que me levaria até lá.

O primeiro passo, obviamente, foi fazer uma lista de agências que eu considerava confiáveis. Pesquisei em guias, revistas e internet, analisei seus programas e cheguei no top 3 das agências que me interessavam: CI, EF e STB.
A CI era um caso de amor antigo, costumava passar HORAS pirando no site deles, muito bem estruturado, com vários roteiros e informações. Eu queria muito ir com eles, sem nem pesquisar outras agências, mas era sempre bom ter outras opções. Conheço pessoas que foram pela EF e a STB e disseram que são ótimas agências, mas confesso que não ia com a cara das duas, por causa do site deles. Pois é. Para vocês aprenderem a não julgar um livro pela capa.

Então, junto com a minha mãe, tiramos um dia para visitar as agências, que ficam todas no mesmo quarteirão de Ipanema, aqui no Rio. Começamos pela EF (apesar de eu querer ter corrido pra CI assim que cheguei) e posso dizer? Fiquei abismada com o atendimento maravilhoso deles. Assim que entrei no escritório deles minha primeira impressão se desfez. O Vinícius, que está me atendendo durante todo esse processo, foi extremamente atencioso, respondeu as milhares de perguntas da minha mãe e minhas, conversou com a gente, compartilhou suas experiências de intercâmbio (ele fez 3!) e nos apresentou cada detalhe do curso. Além disso, tirou aquela imagem de intercâmbio sem liberdade que eu tinha. Saímos de lá espantadas com o tanto que tínhamos gostado.

Nossa próxima parada era a CI, e eu não podia estar mais ansiosa. Uma palavra define minha passagem por lá: DECEPÇÃO. Fomos mal-atendidos, a atendente tinha uma má vontade espantosa, um mau-humor daqueeeeeles e eu estava vendo a hora que a minha mãe ia sair andando e deixando ela falar sozinha. Fiquei bem triste, não ficamos nem dez minutos lá (contra a quase 1 hora que ficamos na EF) e saímos.

Nossa última parada teria sido a STB, mas... tínhamos ficado tão felizes com a EF, com o atendimento, preços e todos os detalhes, que resolvemos não ir até a STB. Pode ter sido um erro, mas até agora não venho me arrependendo. Ultimamente venho tendo mais informações da STB e vejo como é uma ÓTIMA agência (pelo menos só ouço elogios, conheço duas pessoas que estão sendo atendidas por eles atualmente) e um dia, se for fazer outro programa pretendo passar nela.

Depois que escolhemos definitivamente a EF, passamos a nos corresponder por e-mail com o Vinícius, que está tratando de todo meu processo. Sempre muito atencioso comigo e minha mãe. Na última semana foi a segunda vez que fui até a EF pessoalmente, para assinar contratos, e batemos um papo sobre Londres. Uma das outras atendentes, que já foi para a cidade me deu várias dicas. Achei muito legal os atendentes da EF já terem feito um intercâmbio, acho que isso os deixa ainda mais preparados para atender os clientes. Agora só volto lá uma semana antes do embarque, para uma reunião.

Quero deixar claro aqui que apesar do que aconteceu comigo na CI, em nenhum momento estou julgando sua qualidade. Talvez a atendente estivesse num dia ruim, ou em outra filial acontecesse algo completamente diferente e eu tivesse decidido ir através deles. Eles até receberam um prêmio da revista Viagem & Turismo de melhor agência de intercâmbio. Mas é a primeira impressão que fica, e a minha foi muito ruim. Talvez, um dia, eu desmanche essa impressão. Mas eles perderam um cliente e provavelmente mais alguns, porque contei a experiência para várias pessoas. Então fica a dica, que um bom atendimento é ESSENCIAL em um negócio.

Quem tiver alguma dúvida sobre esse assunto, pode me perguntar que eu tento achar a resposta, ok? Vou deixar o site de algumas agências confiáveis!

STB (Studente Travel Bureau) http://www.stb.com.br/
EF (Education First) http://www.ef.com.br/
CI (Central de Intercâmbio) http://www.ci.com.br/
Experimento www.experimento.org.br/

9 comentários:

  1. Oi Nat,
    Essa parte de escolher agência é tão importante! Que bom que sua escolha foi fácil!
    Tenho certeza que vai dar tudo certo!
    Te encontro em Londres (que LINDO dizer isso, haha)!
    Beijos, e vou acompanhando por aqui suas novidades!
    @biahmartins

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nat! Adorei o blog. Como foi a escolha do pacote de viagem? Sempre quis fazer intercâmbio de 6 meses no Ensino Médio, mas já to no final do segundo ano e isso não vai acontecer. Então, estou planejando fazer um pacote de dois meses e depois algum outro intercâmbio quando estiver na faculdade. Espero que dê tudo certo pra você lá, que você aproveite muito! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nat, que bela escolha você fez... Fui à inglaterra em intercâmbio de férias quando tinha 15 anos e, sem dúvidas, foi a melhor viagem da minha vida!
    Eu fui pela CI, mas na cidade que fiquei também tinha um grupo da EF - NUNCA VI TANTA GENTE LINDA JUNTA NA MINHA VIDA. kkkk Eles sempre faziam festas superlegais e os guias eram muito simpáticos. Se na minha cidade existisse agência da EF na época, ou se eu soubesse da existencia da empresa, com certeza eu teria ido por ela.
    A CI também é boa, porém, muito desorganizada.

    ResponderExcluir
  4. adorei a sua ideia de fazer um blog sobre o seu intercâmbio, sempre quis fazer um mas o dinheiro n deixa T.T um dia eu vou com certeza o/

    sempre quis saber das agencias de intercâmbio, de qual era o melhor e tal, agora eu sei um pouco mais.

    aproveite bastante e tira bastante foto pra gente *abusada* rsrs

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bom?
    Quero te fazer uma pergunta do seu intercambio hehehe... Pode me mandar um e-mail? dcincoetti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, muito legal a sua ideia de compartilhar seus sonhos e eventualmente a realização deles... Estou esperando os próximos posts ok? Quanto tempo vai ficar por lá? Boa viagem, beijos.
    www.primeirapessoa-dosingular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que legal, Nat!
    Esse ano eu fui no Salão do Estudante, um evento com várias agências. Foi bem legal para conhecer novas agências de intercâmbio.
    Eu já conheço a EF há bastante tempo. Em 2009 participei de um concurso para ganhar uma viagem para NY e posteriormente, um intercâmbio. Umas das etapas era fazer uma prova na escola da EF, e eu e a minha mãe fomos lá. É super legal, *--*! Ela conversou com o atendente, e gostou da ideia de intercâmbio, mesmo se eu não ganhasse o concurso. E eu não ganhei mesmo, rs! Fazer o que, né?
    A CI eu só conheci em um programa do Multishow, "Intercâmbio". Muito legal o programa. Mas, não sei se a agência também é, D:!
    A STB eu vi no programa do Amaury Jr. (?). Parece ser muito boa, :D!
    Beijos, e quero ler os seus relatos de viagem. Eu vou ficar babando, pois meu sonho é fazer intercâmbio para Londres!
    Mariana,
    http://lereconhecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nat! Me chamo Flávia! Também morei em Londres, gostei dos seus blogs, inclusive o de livros, conte o resto do seu intercâmbio, eu realmente adoro ler blog's de intercâmbio, eu tenho um blog e por lá eu também contei sobre o meu, inclusive linkei seu blog no meus favoritos!! Eu sou amiga da Gege :)
    Um beijão

    http://www.lunacaifan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Post muito top! Era exatamente isso que queria, uma opinião real de uma agência, e não aquelas análises vazias de sites que comparam... Queria impressões de alguém que passou por isso. Gostei muito, vou começar indo na EF e depois na STB. Valeu!

    ResponderExcluir