terça-feira, 22 de novembro de 2011

Acomodações: Qual escolher?

A acomodação é sempre uma preocupação de quem faz um intercâmbio. Ficar na casa de uma família que não é a sua ou viver junto de pessoas de outros países que você nunca viu na vida? Todas as opções tem seus prós e contras, e esse é o assunto do post de hoje.

As opções mais frequentes são Casa de Família, Residência Estudantil, Campus estudantil ou uma Vila de estudantes. Vamos falar um pouquinho de cada um:

1) Casa de Família
Sem dúvida, é o mais escolhido. Nessa opção você vai viver com uma família local, sozinho (Home Stay) ou com mais outro estudante (Home Share). Normalmente nessa opção está inclusa meia-pensão, com café-da-manhã e almoço/jantar. O bom dessa opção, é a convivência com a família, que te permite uma maior inclusão nos costumes locais. Além disso você pode praticar o dia inteiro depois que volta das aulas e conhecer coisas e dicas que só quem mora no lugar tem para te oferecer. Ah! Muitas vezes, esse tipo de acomodação já vem inclusa no pacote, o que ajuda MUITO nos gastos.
No lado negativo, muitas vezes, dependendo do programa/país que você escolher, a sua família pode ficar um pouco distante do centro, que é aonde suas aulas provavelmente vão ser. Isso significa também um maior afastamento do agito e dos pontos turísticos. Além disso, você perder um pouco da privacidade e da liberdade que teria em outra opção - afinal, você está vivendo com uma família e deve seguir as regras da casa. E ainda podem haver complicações do tipo "odeio minha família", "Minha família me maltrata" e etc... Nesses casos, cabe tomar providências para mudar de família ou acomodação.

2) Residência Estudantil
Normalmente é um prédio ou condomínios de prédios alugados pela escola (ou pertencentes a ela), onde estudantes vivem, dividindo um apartamento. Nessa opção você divide o lugar com mais pessoas e é responsável por cozinhar sua própria comida. Além de ter seu próprio espaço, onde você dita as regras (dentro de um limite, obviamente), você tem um maior contato com estudantes de outros lugares e uma chance maior de fazer amigos e conhecer novas culturas. As residências também possuem, em sua maioria, wi-fi e são mais próximas do centro da cidade e da escola.
O banheiro pode ser um problema para alguns - na maioria das residências são compartilhados por várias pessoas. Aliás, conviver com gente de variados lugares pode ser complicado. Se você não tem a mente aberta é melhor nem tentar. E você vai ter o trabalho de preparar sua própria comida e providenciar que suas roupas sejam lavadas. Sem contar que você vai ter que pagar pelo "aluguel". Uma semana numa residência em Londres, por exemplo custa aproximadamente 280 reais. Além disso, você terá que cuidar de seus pertences e da casa, pois, afinal, é aonde você mora. Mas o ambiente jovem e independente compensa na maioria das vezes.

3) Campus Estudantil
É basicamente uma residência, com a diferença de ficar dentro do campus da sua escola/universidade. O maior bônus é a praticidade e economia na hora do transporte. Afinal, você já está na escola! Mas esse também pode ser visto como um lado ruim para muitas pessoas, já que você passará praticamente o dia inteiro no mesmo local e pode se sentir sufocado. Mas você não vai fazer um intercâmbio para ficar dentro de casa, vai?

4) Vila Estudantil
Essa última opção reúne o melhor de dois mundos: A praticidade e segurança de uma casa de família com a independência de uma residência estudantil. Nessa opção você vive com um grupo de estudantes + uma família local. A vila pode ser uma construção na propriedade da casa. Pense numa república onde seus vizinhos são seus pais.

4 comentários:

  1. Quando eu fui para a Inglaterra, eu fiquei em casa de família. E eu não gostei nenhum pouco.
    1- minha casa era muuuuito longe da escola (40 min andando) e eu tinha que ir à pé pois ônibus na cidade não era fácil.
    2- a casa era muito suja (e eu sou alérgica, voltei para casa com uma crise que me deixou rouca por 20 dias), meu quarto era minusculo e eu ainda tinha que dividir com outra brasileira (sorte que ela era muito legal).
    3- Minha host mother era completamente louca. Uma hora ela nos tratava bem, outra hora era arrogante e mal educada.

    Não sei se escolheria de novo ficar em casa de família... Mas tem gente que dá sorte, ne?!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar em "Vila Estudantil". Deve ser legal, :)!
    Se eu fosse escolher, escolheria "Residência Estudantil", porque eu iria mostrar para a minha mãe que consigo sobreviver sem ela fazendo quase todo o serviço de casa, rs! Ser independente!
    Beijos,
    Mariana.

    ResponderExcluir
  3. sinceramente n sei qual escolheria, talvez seria a Vila Estudantil ou Casa de Família n tenho certeza.

    e vc escolheu qual?

    ResponderExcluir
  4. Eu também pesquisei bastante e me simpatizei mais com a EF.
    Vc vai naquele de 4 semanas e dps uma toru pela Europa com a turma da escola?

    Queria ler um post sobre documentação e preços! :)

    Bjs!
    Evelyn Marques
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir